segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Política do professor


O estágio atual da humanidade globalizada é marcada pelo acelerado ritmo de padronização que leva o indivíduo a ser um receptor passivo de conteúdos elaborados. A educação, tem como vertente torna-se mais inquietante, especialmente para a categoria dos professores.
Professores como intelectuais transformadores faz evidenciar como a implementação da atual mudança pedagógica desafia os professores em quanto a sua intelectualidade transformadora. No papel de preparar cidadãos atuantes; a ameaça se manifesta por reduzi-los a simples tarefa de cumprir ditames e objetivos prontos, e lhes desafia a se organizarem com a finalidade de participarem em qualquer tentativa de reformar as escolas públicas.
Também professores transformadores, argumentam corretamente que perceber o professor como intelectual transformador é uma forma de considerar o real potencial da docência, ou seja, garantir a integração da implementação e execução curricular, significa encarar os professores como profissionais reflexivos com potencialidades de assumirem o responsável papel de influenciar na formação dos propósitos e condições de escolarização do ensinar e como ensinar. É de bom senso quando afirma que a pedagogia do gerenciamento suprime e controla a ação dos professores para obter resultados padronizados e previsíveis nos mais diferentes espaços escolares.
Nesse sentido os professores vêem desempenhando sua função social e não assumirem uma postura neutra quanto às injustiças sociais, políticas, culturais e econômicas que se manifestam dentro e fora da escola.

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