quinta-feira, 17 de julho de 2008

Projeto dengue da turma 23 / Tia Conceição


O projeto desse ano foi desenvolvido a parti da epidemia da dengue que motivou aos professores e alunos da educação infantil do CENSA está mais por dentro do assunto.
O projeto tem como nome “Xô mosquito! Dengue, to fora!”
As crianças foram bastante mobilizadas pelo assunto e participaram ativamente pela campanha.
Para trabalhar esse assunto com as crianças foi feito vários estudos, como por exemplo: palestras ministradas por agentes de saúde, amostras de larvas do mosquito, entrevistas, pesquisas, passeatas, entre outros, onde podemos averiguar que a criança teve a oportunidade de estar em contado direto com todo o movimento adquirindo a responsabilidade de cuidar do meio onde vive.
Sendo assim não tinha como escolher, privilegiar um assunto específico da dengue, não tendo então fio-condutor pois se faz necessário tudo que envolva a palavrinha DENGUE. Mas as crianças com o auxílio da professora levantaram alguns inquéritos:
Como nasce o mosquito da dengue?Quais cuidados devemos tomar?Qual é o tratamento?Como evitar a proliferação?Como o mosquito se desenvolve? Para obter todas essas respostas temos que correr atrás para isso foi realizado um roteiro de estudo:assistir a filmes;entrevistas;pesquisas na internet;palestras.O projeto teve como culminância uma passeata no interior da escola em diversas áreas da mesma com cartazes, mostra de larvas, mosquitos... para mostrar o que tinham aprendido com o projeto. Para essa passeata estávamos todos uniformizados com a camisa do projeto, boné escrito: Dengue, to fora! E algumas crianças vestidas de mosquitinhos.

Sem margem de dúvidas o projeto foi enriquecedor não só para as crianças, professores e estagiárias, mais com certeza para pais, familiares e a todos que puderam estar acompanhando mais de perto essa luta conta a dengue.

Thuanne Amorim e Samara Costa










Nenhum comentário: