terça-feira, 29 de julho de 2008

DIA DAS MÃES!!!


Maio é um mês de grande relevância para as escolas salesianas, pois é o mês que glorificamos MARIA, a mãe do filho de Deus e que se fez mãe de toda a humanidade. Dessa forma, desde a Escola Infantil buscamos mostrar a importância dessa mulher na vida de toda pessoa humana, visto que Ela é presença de amor pela vida a nos guiar e a mãe que não pode faltar! Dentro dessa vertente religiosa coube aos nossos pequeninos celebrar o último dia da novena em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, cujo tema foi “Maria: a mãe de todas as crianças” (Lc 18, 15-17).
No dia 10 de maio, foi um dia muito importante para todos nós. As crianças fizeram uma linda homenagem para as mães, mulheres que transformam a vida de seus filhos no verdadeiro amor maternal. A Educação Infantil organizou para as crianças de todos os períodos, para desenvolvessem de uma maneira prazerosa, valorizando suas potencialidades para realizar as várias linguagens e situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo e valorizando sua capacidade expressiva, respeito e participação. A apresentação para os dia das mães, teve como objetivo incentivar os alunos a não só declamar verso para suas mães, visando trabalhar a oralidade das crianças, apresentando teatro, a musicalidade, todos da escola infantil procurou valorizar os conhecimentos prévios das crianças, mas também toda a espontaneidade.
Samara e Thuanne

sábado, 19 de julho de 2008

PÁSCOA: amor e vida.


A páscoa é sempre muito esperada pelas crianças devido ao ovo de chocolate, porém eles aprenderam neste período o verdadeiro sentido da páscoa e o significado de alguns símbolos pascais:
O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a Antigüidade, época em que já era costume presentear as pessoas, por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma.
O cacau, cujo nome científico em grego é Teobroma Cacau, quer dizer: o néctar dos deuses. Seu sabor e sua força energética sempre foram reconhecidos em toda a Europa. Ao tomar o formato de um ovo, representou mais intensamente a força rejuvenescedora da vida. O ovo de chocolate é, portanto, o símbolo da vida.
Os coelhos surgiram como símbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vida. Convém lembrar que, embora eles apareçam associados aos ovos, até hoje não se viu um coelho que botasse um ovo, muito menos de chocolate.
A cruz mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no calvário de Jesus Cristo. Desde a ano 325 d.C. é considerada como símbolo oficial do cristianismo.
O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento, simboliza Cristo que é o Cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade, seu rebanho.
O pão e o vinho eram, na Antigüidade, a comida e bebida mais comuns. Jesus Cristo se serviu desses alimentos para simbolizar sua presença constante ao instituir a Eucaristia. Assim, o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e a vida eterna.
As vestes brancas usadas na celebração pascal retomam a passagem referente à transfiguração de Cristo (na qual as vestimentas de Jesus se tornaram resplandecentes de brancura.) O branco simboliza a pureza, a paz e a plenitude.
As velas são uma marca das celebrações religiosas pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então, acendem suas próprias velas e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais.
No Sábado Santo a celebração católica é iniciada com a bênção do fogo, chamado de "fogo novo".
O círio pascal é aquela grande vela decorada que tem a cruz como desenho central. Simboliza a luz dos povos, em Cristo. As palavras "Alfa e Ômega" nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".
As crianças não ficaram só na teoria e prepararam uma linda apresentação interna, para comemorar esse dia tão especial mostrando tudo que foi aprendido neste período, e deixaram uma mensagem para todos de suam importância.
O sentido da páscoa é: Dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.” AMÉM!
Thuanne Amorim e Samara Costa

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Projeto dengue da turma 23 / Tia Conceição


O projeto desse ano foi desenvolvido a parti da epidemia da dengue que motivou aos professores e alunos da educação infantil do CENSA está mais por dentro do assunto.
O projeto tem como nome “Xô mosquito! Dengue, to fora!”
As crianças foram bastante mobilizadas pelo assunto e participaram ativamente pela campanha.
Para trabalhar esse assunto com as crianças foi feito vários estudos, como por exemplo: palestras ministradas por agentes de saúde, amostras de larvas do mosquito, entrevistas, pesquisas, passeatas, entre outros, onde podemos averiguar que a criança teve a oportunidade de estar em contado direto com todo o movimento adquirindo a responsabilidade de cuidar do meio onde vive.
Sendo assim não tinha como escolher, privilegiar um assunto específico da dengue, não tendo então fio-condutor pois se faz necessário tudo que envolva a palavrinha DENGUE. Mas as crianças com o auxílio da professora levantaram alguns inquéritos:
Como nasce o mosquito da dengue?Quais cuidados devemos tomar?Qual é o tratamento?Como evitar a proliferação?Como o mosquito se desenvolve? Para obter todas essas respostas temos que correr atrás para isso foi realizado um roteiro de estudo:assistir a filmes;entrevistas;pesquisas na internet;palestras.O projeto teve como culminância uma passeata no interior da escola em diversas áreas da mesma com cartazes, mostra de larvas, mosquitos... para mostrar o que tinham aprendido com o projeto. Para essa passeata estávamos todos uniformizados com a camisa do projeto, boné escrito: Dengue, to fora! E algumas crianças vestidas de mosquitinhos.

Sem margem de dúvidas o projeto foi enriquecedor não só para as crianças, professores e estagiárias, mais com certeza para pais, familiares e a todos que puderam estar acompanhando mais de perto essa luta conta a dengue.

Thuanne Amorim e Samara Costa












Nós somos alunas do 3º ano do Ensino Médio Normal do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora que se localiza em Campos dos Goytacazes /RJ
Construímos esse blog com a finalidade de mostrar a vocês como é o nosso curso de formação de professores, as práticas que adquirimos em sala de aula, as experiências de dar aula para o ensino fundamental, e a de fazer a monografia com o tema que nós desejamos nos aprofundar.
O nosso curso tem duração de três anos; no primeiro ano demos estágio em diversas séries(tanto na educação infantil como no ensino fundamental) obtendo uma noção do todo, já no segundo ano fizemos estágio somente na educação infantil para aprendermos como funciona um projeto. Nesses dois anos o nosso estágio consiste mais na observação e no auxílio aos professores dessa forma ganhando experiências para entrarmos em uma sala de aula.
No segundo ano também iniciamos a nossa monografia onde finalizamos no terceiro ano. A escolha do tema da monografia é livre só tem que ter relação com a educação, a nossa opção foi pela leitura devido a preocupação que temos com o futura da leitura no Brasil. Nosso tema é: Professor um co-ator na formação de leitores. Terminamos o nosso estudo aprofundado com a apresentação do mesmo na jornada pedagógica que será realizada no final deste ano.
No último ano damos estágio no ensino fundamental, mas agora o estágio é totalmente prático onde temos a oportunidade de dar aula. Damos três aulas no total (Português, Matemática e Ciências/História) colocando em prática tudo aquilo que aprendemos durante toda a nossa formação.
Convidamos a todos que visitem sempre o nosso blog para podermos está sempre trocando experiências para fortalecer nossos conhecimentos desde já agradecemos a sua visita.
Thuanne Amorim e Samara Costa